EaD – Aproximação a Informação

Me recordo da infância, que meu pai dizia da sua dificuldade em ter que se locomover mais de 100km, em um transporte coletivo organizado pela comunidade para conseguir ter o incrível privilégio, para a época, de poder cursar a faculdade de Ciências Contábeis. Vale lembrar que conforme me relatava, na época só havia 3 opções de cursos Direito, Medicina e Ciências Contábeis. Dizia ele que o esforço para concluir a graduação sendo aluno do interior era redobrado.

Sem contar o acesso a qualquer informação complementar da educação superior (livros, matérias, publicações, etc), sendo necessárias horas na biblioteca para conseguir encontrar algo que pudesse ser útil para sequencialmente iniciar o estudo ou a pesquisa. Hoje, utilizando da internet temos a informação instantânea, tanto de celebres autores quanto de um entusiasta bem-intencionado.

A evolução da forma com que aprendemos é muito rápida, acompanhando o avanço da tecnologia até hoje inventada, no mesmo instante alunos, espalhados pelo mundo, conectam-se a professores/instituições recebendo o conteúdo por elas compartilhado, em mesmo momento, nos seus smartphones. E claro, com isso também podem gerar novos conteúdos. Iniciando o ciclo de compartilhamento da informação produzido pela internet sendo, historicamente uma grande revolução para as TICs (Tecnologia de Informação e Comunicação). Estas, intermediadoras do processo de aprendizado, aproximando quem busca aprender a seu conteúdo.

A primeira geração de ensino a Distância foi o estudo por correspondência; a segunda, realiza-se através de transmissão por rádio e televisão; a terceira é a comunicação mediada por computadores; a quarta está focalizada nas teleconferências; e, a quinta, existe através da internet/web e dispositivos móveis, sendo essa última a qual vivemos.  Tendo iniciado no Brasil em 1904  através de mídia impressa e correio, foi somente no início do século 20 que o EaD realmente atingiu sua expressividade, contando credenciamento oficial de instituições universitárias para atuar em educação à distância e com a implementação da Lei Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, em seu art. 80 informando que poder público incentivará o desenvolvendo e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada.

O grande sucesso da evolução do EaD é devido ao fato de que o aluno pode realizar seus estudos no momento em que ele é mais producente, proporcionando assim uma maior eficiência e eficácia, quando comparado a modalidade presencial. Evidentemente, os resultados também estão condicionados dedicação empregada pelo aluno.

 

Fonte: Livro texto da disciplina: Tecnologia de Informação e Comunicação FAQI

Fonte: A evolução da educação à distância no ensino superior no Brasil – https://deivissonlopes.wordpress.com/2017/02/28/a-evolucao-da-educacao-a-distancia-no-ensino-superior-no-brasil/

 

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